O que são Indicadores de Valor Agregado?

Indicadores de Valor Agregado, também conhecidos como Earned Value Management (EVM), são uma técnica de gestão de projetos que permite medir o desempenho do projeto em termos de custo e cronograma. Esses indicadores ajudam os gerentes de projeto a monitorar e controlar o progresso do projeto de maneira mais eficaz e podem fornecer uma visão abrangente do estado do projeto em termos de tempo e custo, permitindo que os gerentes de projeto tomem decisões informadas para manter o projeto no caminho certo.

Como e onde estão disponíveis no software?

Atualmente, os indicadores de valor agregado são disponíveis de maneira exclusiva no Escritório de Projetos (EP). Eles podem ser apresentados em dois caminhos:

• Na tela de edição de um Projeto;
• Nas telas Acompanhar > Indicadores de Projeto ou Acompanhar > Parâmetros de Projeto.

Entre os indicadores e parâmetros existentes, temos:

Parâmetros:

o VP – Valor Planejado: Orçamento autorizado designado ao trabalho agendado. É automaticamente calculado mensalmente considerando o somatório dos produtos de custo da ação e % previsto da ação.
o VA – Valor Agregado: Medida do trabalho executado em termos do orçamento autorizado para tal trabalho. É automaticamente calculado como o somatório dos produtos de custo da ação e % realizado da ação.
o CR – Custo Real: Custo realizado para execução do projeto durante tempo específico. Deve ser inserido manualmente pelo usuário de maneira mensal.

Indicadores:

o IDC – Índice de Desempenho de Custo: Medida de eficiência dos recursos orçados. É automaticamente calculado como a razão entre VA e CR.
o IDP – Índice de Desempenho de Prazo: Medida de eficiência com que o trabalho programado está sendo executado. É automaticamente calculado com a razão entre VA por VP.

Outros Indicadores:

o IDE – Índice de Desempenho de Escopo: Medida de validação da quantidade de marcos do projeto concluídos em relação ao total de marcos. É automaticamente calculado considerado a razão entre a quantidade total de marcos executados pela quantidade total de marcos planejados.
o AS – Análise de Suficiência: Comparação entre o somatório dos valores de realizado dos ganhos por ação com o somatório dos valores de meta dos ganhos por ação. Também é calculado de forma automática, desde que os valores de ganhos por ação para ações dos projetos sejam inseridos.

Ao clicar no ícone presente entre as siglas, um gráfico referente ao indicador ou parâmetro é exibido à direita dos valores.

Was this helpful?

Yes No
You indicated this topic was not helpful to you ...
Could you please leave a comment telling us why? Thank you!
Thanks for your feedback.