O que é a Análise de Stakeholders?
A análise de stakeholders é um processo sistemático de identificação, avaliação e priorização das partes interessadas em um projeto. Stakeholders são indivíduos, grupos ou organizações que têm interesse ou podem ser afetados pelo resultado do projeto. Ela é crucial para a gestão de projetos porque ajuda a entender quem são as partes interessadas, qual é o seu nível de interesse, influência e como gerenciá-las eficazmente ao longo do projeto.
Como registrar uma Análise de Stakeholders no EP?
Para o registro de uma Análise de Stakeholders no software, os passos listados abaixo devem ser seguidos:
• Habilitar a opção “Análise de Stakeholders” presente em Conteúdo Opcional dentro de Configurações > Projetos.
• Cadastrar Categorias de Stakeholders na aba Cadastros em Configurações > Projetos. Este registro é bastante simples, considerando apenas a descrição da categoria de stakeholder.
• Cadastrar a Matriz de Stakeholders (ou matrizes, se necessário): Neste cadastro, presente na mesma seção do cadastro de Categorias de Stakeholders, o usuário deve informar a identificação da matriz com seu nome, código de importação, definir valores para os graus de interesse e influência no projeto, categorizar stakeholders de acordo com as combinações dos graus de influência e interesse no projeto e definir uma estratégia válida para as categorias de stakeholders.
• Vincular a Matriz de Stakeholders cadastrada na etapa anterior ao projeto que se deseja fazer a análise. Para isto, o usuário deve acessar a aba “Análise de Stakeholders” presente na tela de edição do projeto.
• Cadastrar Stakeholders para a análise: Para a parte mais importante do processo, é necessário registrar os stakeholders na tabela para a análise. O registro pode ser feito considerando tanto stakeholders internos (já cadastrados na base) ou externos. Campos adicionais podem ser preenchidos, como o cargo do stakeholder, por exemplo. Outros campos devem ser registrados, como o grau de influência e grau de interesse, que irão apresentar a classificação e estratégia a ser utilizada com o stakeholder.
• Cadastrar tarefas para o acompanhamento do stakeholder: Após o registro de stakeholders na matriz, é possível adicionar tarefas para garantir o acompanhamento do stakeholder por colaboradores envolvidos no projeto. Assim como ocorre para tarefas para ações e iniciativas para key results, é possível acompanhar tarefas para serem feitas com os stakeholders. Os campos a serem apresentados serão:
o Descrição: Campo para registro da tarefa a ser feita. Campo obrigatório no cadastro.
o Responsável: Colaborador cadastrado na base responsável pela tarefa. Campo opcional no cadastro.
o Data: Data para execução da tarefa. Campo opcional no cadastro.
o Caso a tarefa seja concluída, clicar no checkbox após o cadastro da tarefa.
API
Uma API está disponível para que o cliente possa buscar os dados cadastrados da análise de stakeholders para projetos – /api/v1/projects/stakeholders/list. Para obtenção de dados, é possível filtrar por projeto, de maneira opcional.
• Projeto
• Código Projeto
• Stakeholder
o Nome do stakeholder
o Cargo
o Grau de influência
o Grau de interesse
o Classificação
o Estratégia
o Tarefa
Descrição da tarefa
Responsável
Concluída: Sim ou Não