1. Para cadastrar um indicador, acesse o menu lateral Gerenciar > Indicadores:
2. Clique no botão e em Local, clique em Selecionar:
3. Preencha as informações do indicador e salve. Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório:
Campos:
Nome: deve-se inserir o nome do indicador.
Cód. importação: pode ser um código automático ou pode ser cadastrado manualmente, essa condição dependerá das configurações ajustadas previamente no sistema.
Área: deve-se selecionar a área a qual o indicador pertence, ou seja, em qual área esse indicador afetará o desempenho.
Responsável: deve-se definir quem será o responsável pelo indicador, ou seja, quem poderá fazer alterações nele como, por exemplo, inserir valores.
Status: se refere à situação em que o indicador se encontra, ele pode estar Em planejamento, Ativo, Suspenso, Concluído ou Cancelado. Obs.: indicadores suspensos/concluídos/cancelados não geram notificações.
Periodicidade: determina a periodicidade com que os resultados do indicador deverão ser preenchidos. Exemplo: se o indicador for mensal, seu resultado deverá ser preenchido uma vez por mês.
Unidade de medida: determina a unidade de medida do indicador, ou seja, se é em Reais, Unidade, Percentual etc.
Nº de casas decimais: determina a quantidade de casas decimais que os valores do indicador terão. Ex.: 2 casas decimais (10,27), 1 casa decimal (10,3). Essa configuração vale para qualquer tipo de valor do indicador.
Anexo: é possível inserir um documento que esteja relacionado com o indicador.
Data início e Data término: determinam o período em que o indicador ficou vigente. Não é possível inserir valores em datas anteriores à data de início do indicador. Quando um indicador está concluído, ou seja, quando ele possui uma data de término informada, não é possível inserir valores nele mais.
Faixa de farol: determina qual será o farol dependendo do desempenho ou resultado do indicador.
Ex.: se o desempenho do indicador for igual ou maior que 100% o farol deverá ficar verde. Já se o desempenho do indicador for menor que 100% o farol deverá ficar vermelho.
A faixa de farol vai depender também da polaridade do indicador. Ex.: se for um indicador de receita, a polaridade é melhor para cima, ou seja, quanto maior o resultado, melhor. Já se for um indicador de despesa, a polaridade é melhor para baixo, ou seja, quanto menor o resultado, melhor.
4. Ao salvar, algumas abas serão habilitadas. Veja abaixo o significado de cada uma delas:
Resumo: exibe os dados de cadastro do indicador, como: nome, área, responsável etc.
Desdobramento: exibe a árvore de desdobramento do indicador caso a funcionalidade “Desdobramento” esteja habilitada.
Consolidação: é aqui que se cadastra a fórmula de cálculo do indicador. Para isso, selecione o Tipo consolidação “Fórmula” e clique em + para inserir a fórmula. Não esqueça de salvar:
Permissões: aqui você pode liberar ou bloquear o acesso de determinados usuários a esse indicador. Essa permissão sobrepõe a permissão do perfil e da área.
Configurações: aqui você faz configurações do indicador em si, como: layout do gráfico, bloqueio de notificações etc.
Histórico: aqui é possível ver todas as alterações feitas no cadastro do indicador, como: alteração no nome, na área, no responsável etc. Além disso, é possível saber quando e qual usuário fez a alteração.
Mais: nessa opção é possível acessar mais detalhes do indicador, como: valores, gráfico, relacionamento (por fórmula e indireto), plano de ação etc: