A Barra de Luzes é utilizada para auxiliar o operador durante a navegação a manter o equipamento agrícola na guia.
Assim que uma guia é gerada (seja criada pelo próprio operador durante a navegação do equipamento ou por meio de mapas de projetos de guias), a barra de luzes começa a funcionar.
Através da barra de luzes, o operador pode girar o volante na direção em que os LEDs acendem para corrigir a máquina e permanecer na guia.
A quantidade de LEDs que acendem indica se a manobra deve ser mais suave ou mais agressiva, e o lado em que os LEDs acendem indica a direção em que o operador deve girar o volante para realizar a correção.
O monitor IsoView possui 22 LEDs de alto brilho, sendo 4 centrais na cor verde, 6 amarelos, 6 alaranjados e 6 vermelhos, os quais formam a barra de luzes.
A imagem abaixo mostra como são dispostos os LEDs da barra de luzes no gabinete do monitor.
Na imagem a seguir, é apresentado um exemplo de navegação em “Guia Reta”. Na imagem é possível observar que a máquina está cerca de 80 cm de distância à direita da guia. O símbolo de “<” representa a mesma direção indicada pela barra de luzes logo ao lado esquerdo do valor do desvio.
Outro exemplo mostrado na imagem abaixo ilustra a barra de luzes indicando um grande desvio em relação à guia. É possível ver que todos os LEDs da direita da barra de luzes estão acessos, indicando que o operador deve girar o volante todo para esta direção.
Quando o equipamento possui licença de “Piloto Automático”, a barra de luzes tem o mesmo comportamento. Porém, ao engatar o piloto, os LEDs assumem a configuração mostrada na imagem abaixo.