O parâmetro da Constelação SBAS, permite a utilização dos sistemas SBAS – Sistemas de Aumento Baseado em Satélite, para melhorar a precisão do posicionamento e orientação do sistema GNSS utilizado na navegação do IsoView.

O SBAS é um tipo de correção “Sem Custos”, mas com qualidade inferior do que o sinal PPP (Sinal Pago com precisão de 2 cm) ou RTK, por isto, ao utilizar outros sinais de correção, é necessário desligar o SBAS.

Existem vários sistemas de SBAS em todo o mundo, cada um com sua própria constelação de satélites e rede de estações terrestres, transmitindo constantemente as correções de sinal para os receptores de GNSS, com uma disponibilidade e qualidade de sinal variando de acordo com a região, sendo que de maneira geral no hemisfério Norte possui uma maior eficiência.

Os sistemas mais conhecidos são o WAAS (Sistema de Aumento de Área Ampla) dos Estados Unidos, o EGNOS (Serviço Europeu de Navegação por Satélite) da Europa e o MSAS (Sistema de Aumento de Satélite Múltiplo) do Japão.

Para acessar as opções da Constelação SBAS, siga as etapas a seguir:

Passo Ação
1 Na tela do menu de Avançado, selecione o campo “Constelação SBAS”.
2 Pressione o botão de editar .
3 Será exibida uma tela do tipo Lista Simples composta por dois campos, através da qual é possível habilitar ou desabilitar a utilização do sistema SBAS, como mostra a imagem a seguir.

1) Desabilitado
Selecione o campo “Desabilitado” e pressione o botão de confirmar .
Uma tela de Informação contendo a confirmação da ação será apresentada, e a recepção de correção de sinal da constelação SBAS será desabilitada.

2) Habilitado
Selecione o campo “Habilitado” e pressione o botão de confirmar .
Uma tela de Informação contendo a confirmação da ação será apresentada, e a recepção de correção de sinal da constelação SBAS será habilitada.