O parâmetro de Sobreposição é utilizado para que exista uma área sobreposta entre cada passada, de forma intencional por parte do operador. Um dos exemplos mais comuns de seu uso é na pulverização, de forma que a sobreposição compensa possíveis falhas de aplicação devido à deriva de produto pelo vento.
Para explicarmos melhor, apresentamos 2 exemplos do uso do parâmetro de sobreposição, considerando o uso de um implemento de largura de 30 metros.
1) Exemplo 1 – Sobreposição = 0 cm
- No caso em que não há sobreposição, a distância entre as guias de navegação é igual à largura do Implemento, conforme mostra a imagem a seguir.
2) Exemplo 2 – Sobreposição = 20 cm
O valor da sobreposição é medido na mesma linha da barra do implemento, transversalmente em relação ao eixo do equipamento agrícola. Este exemplo ilustra o efeito da sobreposição no rastro sobre as guias paralelas.
- Quando a sobreposição é maior que zero, a distância entre as guias será a diferença entre a largura do Implemento
e o valor configurado como “Sobreposição”
. No exemplo: (30,0 m – 0,2 m) = 29,8 m
.
Para configurar o parâmetro de sobreposição, pressione o botão de “Editar” e será exibida uma tela do tipo Edição de Valor com Figura contendo uma imagem autoexplicativa, onde deve ser inserido o valor desejado para a sobreposição.