Durante uma operação agrícola dentro de um talhão, são bastante comuns situações nas quais ocorre o esgotamento do insumo que está sendo aplicado – calda de pulverização, fertilizantes, sementes, etc. – no meio de uma das linhas de guia. Para operações que não deixam marcas visíveis no terreno, como a pulverização em uma área com plantas já crescidas, torna-se difícil para o operador retornar ao mesmo ponto no qual o insumo acabou sem ter qualquer referência visual.
Para estas situações, o sistema GeoNave conta com a função de Pausa da navegação, na qual é marcado um ponto de pausa no mapa de navegação, que auxilia o operador a retornar à mesma posição em que o insumo acabou depois de realizar o reabastecimento.

Na tela de navegação, quando há uma guia ativa, para pausar a navegação o usuário deve pressionar o botão de pausa . Será mostrada a tela de Informação com Confirmação para o usuário confirmar a pausa pelo botão de confirmar , como na figura abaixo. Se pressionar o botão de cancelar , a pausa não é realizada e retorna-se para a tela anterior.

Ao confirmar a pausa, na tela de navegação estará presente somente a última guia alvo na qual a pausa foi realizada, em linha sólida vermelha, e o desvio do Cabeçalho será calculado em relação a ela. Entre o ponto de pausa, marcado na tela em vermelho e identificado pela letra P, e o triângulo que representa o trator haverá uma linha tracejada, indicando a direção do ponto, e será mostrada uma caixa de informações com a distância até o ponto da pausa no formato P: Distância, como mostra a imagem a seguir.

Depois de retornar ao local no qual o ponto de pausa foi marcado, para sair do estado de pausa o usuário deve pressionar o botão de retomar navegação . Será apresentada a tela de Informação com Confirmação para o usuário confirmar a retomada da navegação pelo botão de confirmar , como mostra a figura seguinte. Pressionando o botão de cancelar , a pausa será mantida e será retornado para a tela anterior.

Após a confirmação, a tela de navegação retornará ao seu estado convencional.