- Marcar Pontos da Reta
- Marcar Pontos da Curva
- Marcar Pontos da Guia Livre
- Selecionar Projeto de Guias
As linhas das Guias são componentes de extrema importância para a execução das operações agrícolas. São elas que determinam o caminho sobre o qual a máquina deve caminhar durante a aplicação, para que toda a área do talhão seja tratada, com o mínimo de sobreposições e de falhas.
Menu Utilizar Guia
Na tela das Configurações durante a Navegação, acessada pelo botão , se não houver nenhuma guia ativa no mapa, estará presente na Lista Dupla o item Tipo de Guia mostrando o tipo atualmente selecionado. Já se alguma guia estiver carregada no mapa, o mesmo item da lista será apresentado com o rótulo Guia, e seu valor é apresentado com o nome da guia utilizada, no formato Guia N – Tipo, onde N representa o número sequencial da criação da guia, e Tipo é um dos valores listados no tópico Tipo de Guia.
Selecionando o item e pressionando o botão de editar , é apresentado o Menu Vertical de Utilizar Guia contendo três áreas, conforme a imagem a seguir.
Abrir Guia
Na área de Abrir Guia é apresentada uma tela de Lista de Arquivos contendo as guias já criadas para o talhão que está aberto no momento na navegação. Na coluna da esquerda da tabela é apresentado o nome da guia, da forma Guia N – Tipo, onde N representa o número sequencial da criação da guia, e Tipo é o tipo da guia listado no tópico Tipo de Guia. Na coluna da direita é apresentada a data e a hora de criação da guia. Na área de descrição dos dados do arquivo, são apresentadas diversas informações referentes à guia, como seu nome, tipo, coordenadas dos pontos A e B, data e hora de criação, e a distância entre os pontos A e B. A figura a seguir mostra um exemplo da tela de Abrir Guia.
Selecionando alguma das guias da lista e pressionando o botão de confirmar , a guia será carregada e utilizada na tela de navegação.
Criar Nova Guia
Ao escolher a área de Criar Nova Guia, é apresentada a tela de Tipo de Guia para o usuário selecionar qual o modelo de guias que deseja criar no talhão que está sendo utilizado na navegação.
1) Criar Guia Reta
Selecionando Reta e pressionando o botão de confirmar , é apresentada a tela de Criar Guia Reta, com três opções para a criação da guia, conforme a figura abaixo.
a) Marcar Novo Ponto A e B
Ao selecionar esta opção e pressionar o botão de confirmar , a guia será reiniciada na tela de navegação. O botão de marcar ponto A
estará disponível, e o usuário deve seguir o procedimento mostrado no tópico Marcar Pontos da Reta.
b) Digitar Ponto A e Rumo
Se o usuário tiver em mãos os valores das coordenadas – Latitude e Longitude – do ponto A, e também o valor do ângulo do Rumo em relação ao norte no sentido horário, deve ser utilizada a opção Digitar Ponto A e Rumo, conforme a figura a seguir. Ao preencher os campos e pressionar o botão de confirmar , a guia será criada e apresentada na tela de navegação.
b) Digitar Pontos A e B
Quando o usuário possui os valores das coordenadas – Latitude e Longitude – do ponto A e também do ponto B, esta opção deve ser utilizada, como mostra a imagem abaixo. Preenchendo os campos e pressionando o botão de confirmar , a nova guia será criada e apresentada na tela de navegação.
2) Criar Guia Curva
Se for selecionado o item Curva e pressionado o botão de confirmar , a guia será reiniciada na tela de navegação, e o procedimento descrito em Marcar Pontos da Curva. deve ser seguido.
3) Criar Guia Livre
Selecionando o tipo de guia Livre e pressionado o botão de confirmar , a guia será reiniciada na tela de navegação, e o procedimento descrito em Marcar Pontos da Guia Livre deve ser seguido.
4) Abrir Projeto de Guias
Quando o usuário seleciona o item Projeto e pressiona o botão de confirmar , é apresentada a tela de Lista de Arquivos contendo os projetos de guias no formato Shapefile disponíveis na memória interna do monitor GeoNave. A seleção do arquivo de projeto de guias é mostrada em Selecionar Projeto de Guias.