Esta seção apresenta as particularidades do sistema Geonave referentes ao implemento de pulverização para fruticultura, incluindo suas funcionalidades e o procedimento para configuração do equipamento.

Licença

Inicialmente, para que as funcionalidades referentes à fruticultura sejam disponibilizadas é necessário ter uma licença do tipo ISO 31O (O = Orchard), de forma que o monitor Geonave entenda que está lidando com um pulverizador para fruticultura.

Funcionalidades

Em essência todas as funcionalidades da pulverização tradicional de barra estão disponíveis na pulverização de fruticultura. Porém existem diferenças fundamentais entre os dois tipos de máquina.

As principais funcionalidades particulares da fruticultura são as seguintes.

  • Implemento de rua única;
  • Implemento de múltiplas ruas;
  • Linhas de árvores na tela de navegação;
  • Sensores ultrassônicos para corte de seções;
  • Configuração de múltiplos modelos de bico no implemento;
  • Tabela de modelos de bicos padrão + modelos personalizáveis.

Rua Única e Múltiplas Ruas

Na fruticultura os talhões são divididos em ruas de árvores, e existem máquinas cujos implementos cobrem uma única rua, e outros que dão cobertura a mais de uma rua.

Para editar as configurações do implemento, acesso o menu de pulverização: Configurações > Pulverização, selecione a opção Implemento e pressione o botão de confirmar .

Rua Única

Convenciona-se que uma rua é coberta quando os dois lados de uma árvore são pulverizados, sendo assim, entende-se por implemento de rua única um do tipo turbina, em que passa entre duas fileiras de árvores e aplica produto na metade da árvore da direita e na metade da esquerda, totalizando assim a cobertura de uma rua.

As figuras a seguir mostram um exemplo de pulverizador de turbina para uma visualização de como acontece a aplicação.

A primeira opção no menu de Implemento disponibiliza as configurações para Rua Única e Múltiplas Ruas.

Acesse o parâmetro Tipo de Implemento, pressione o botão de editar , selecione a opção Rua Única e pressione o botão de confirmar para salvar a opção.

Esse tipo de implemento pode ser operado com uma, duas ou quatro seções. Desta maneira, ao selecionar implemento de rua única, no menu Número de Seções, apenas estas três opções serão exibidas, conforme a imagem abaixo.

Selecione a quantidade de seções que o implemento possui, e pressione o botão de confirmar para salvar a configuração.

Para o implemento de rua única, o percentual de cobertura é fixo dependendo do número de seções. Ao selecionar 1 seção, a cobertura é de 100%; para 2 seções, a cobertura de cada seção é de 50%; e para 4 seções, cada seção cobre 25% da rua.

Na tela configurações do Implemento ainda é possível configurar a largura da rua, o número total de bicos do implemento, a quantidade de bicos de cada seção, e o modelo de bico que será usado. Esta última opção só estará disponível nesta tela quando apenas um modelo de bico estiver configurado. A funcionalidade será detalhada adiante.

No exemplo a seguir é apresentada a tela de configuração de um implemento de rua única com largura de rua igual a 5 metros, 2 seções e 51 bicos. Para editar a quantidade de bicos de uma seção vá até a opção Bicos Seção N, onde N é o número da seção desejada, e pressione o botão de editar .

Digite a quantidade de bicos desejada para a seção e pressione o botão de confirmar para salvar a configuração.

Quando apenas um modelo de bico estiver configurado, o sistema Geonave irá preencher automaticamente a quantidade de bicos por seção para todas as seções configuradas, e a última seção nunca pode ser editada pelo usuário, pois é preenchida automaticamente afim de sempre usar todos os bicos configurados em Número de Bicos. No entanto todas as seções anteriores podem ser editadas, e à medida em que os valores sugeridos inicialmente são alterados, o valor da última seção é reduzido ou incrementado.

Múltiplas ruas

Um implemento que cobre múltiplas ruas é tratado de maneira diferente pelo sistema Geonave, pois este pode alcançar um maior número de árvores na sua extensão. Além disso, pode ter um número maior de seções, de acordo com o tamanho da máquina.

Um exemplo deste tipo de pulverizador é mostrado a seguir.

O implemento é capaz de pulverizar mais que uma rua de árvores simultaneamente, e cada uma das seções pode cobrir uma parcela diferente da rua, de acordo com a necessidade de cada aplicação.

Para usar um implemento com cobertura de múltiplas ruas, basta selecionar a opção Múltiplas Ruas no menu Tipo de implemento.

A tela de configurações de Implemento assume o formato da figura abaixo.

Para múltiplas ruas, no menu Número de Seções é possível configurar até 9 seções.

Selecione a quantidade de seções desejada e pressione o botão de confirmar para salvar a configuração.

Agora, além das opções anteriores, é possível escolher o percentual da largura da rua que cada uma das seções é capaz de cobrir.

Ao selecionar uma das opções de cobertura de rua, o menu abaixo é exibido.

Ao selecionar o percentual da largura da rua que a seção irá cobrir, a largura total do implemento é recalculada.

Na situação de modelo único de bico, assim como no caso de rua única, a quantidade de bicos por seção é calculada, e não é possível editar a quantidade de bicos da última seção diretamente.

Linhas de Árvores

Na operação de pulverização para fruticultura, é importante saber a localização das árvores que estão sendo pulverizadas. Na tela de navegação, são apresentadas linhas brancas tracejadas para representar as linhas onde as árvores estão plantadas no mapa.

No exemplo a seguir, está configurado um implemento de múltiplas ruas com 9 seções. A primeira imagem apresenta um exemplo de guias retas.

A segunda apresenta guias curvas.

As mesmas linhas são geradas para implemento de rua única, tanto para guias retas como guias curvas, como os exemplos a seguir.

Linhas retas:

Linhas Curvas:

Nota-se que no exemplo de múltiplas ruas, aparecem várias linhas de árvores, que são apresentadas de acordo com a capacidade de cobertura do implemento. Para rua única existe apenas uma linha de árvore para cada lado da máquina.

Este modelo de linhas será exibido sempre que uma licença de fruticultura estiver ativa.

Sensores Ultrassônicos

Na fruticultura é possível configurar sensores ultrassônicos para fazer o corte de seções correspondentes em locais onde há ausência de árvores. É possível configurar até 2 sensores, que devem ser conectados aos conectores com etiquetas Sensor 3 e Sensor 4 no cabo de pulverização de implemento.

A opção de sensores ultrassônicos só será exibida no menu de Sensores quando houver uma licença de fruticultura ativa no sistema Geonave.

Para configurar um sensor ultrassônico acesse o menu Configurações > Pulverização > Sensores.

As configurações dos sensores ultrassônicos 1 e 2 estarão disponíveis na lista de opções.

Por padrão, inicialmente ambos os sensores vêm desconfigurados. Ao abrir qualquer uma das duas telas de edição será mostrada a opção Desabilitado. Selecione um dos sensores e pressione o botão de editar , escolhendo uma entre as opções de portas disponíveis (Sensor 3 ou Sensor 4, dependendo da posição da conexão no cabo, como mencionado anteriormente).

Escolha uma opção e clique no botão de confirmar , fazendo com que o sensor seja automaticamente vinculado à entrada selecionada.

Após o salvamento das configurações, a seguinte tela será exibida.

Nela é possível configurar se o sensor irá operar com lógica normal ou invertida, de forma semelhante às configurações do Sensor de Implemento, e também é mostrado o estado do sensor, se está detectando um anteparo ou não.

Ao configurar um sensor ultrassônico, a tela de configuração de sensores ganha mais uma linha de parâmetro.

Nela é que deve ser feita a configuração de qual sensor ultrassônico irá cortar qual(ais) seção(ões).

Ao entrar nesta tela, são exibidas as seções configuradas no implemento.

E para cada uma das seções é possível vincular um sensor ultrassônico, contanto que o mesmo já tenha sido configurado anteriormente.

A tela a seguir é exibida ao abrir uma das seções.

Como exemplo, a imagem abaixo mostra as opções disponibilizadas ao se configurar os dois sensores ultrassônicos.

Para que o corte e abertura das seções sejam realizados de forma mais precisa, é necessário configurar no monitor Geonave a distância que os sensores se encontram da antena de GPS, dessa forma as seções serão abertas quando o implemento estiver passando pela árvore, e não quando o sensor a detectar.

Para ajustar esta distância, configure ao menos um sensor, e vá até a tela Configurações > Trabalho, selecione a opção Dist. Ultrassônico, e pressione o botão de editar para configurar a distância desejada.

Este parâmetro inicialmente vem por padrão com o valor 0. Ao editá-lo, um valor positivo significa que os sensores estão para frente da antena, e um valor negativo para trás, de forma semelhante ao parâmetro de Distância Implemento.

A seguir são listadas algumas considerações quanto às configurações do sensor ultrassônico.

  • Imagine a situação na qual estão configuradas 8 seções para um determinado implemento. Para cada uma das seções está configurado um sensor ultrassônico (sensor ultrassônico 1 ou 2). Se por exemplo o usuário modificar o número de seções para 4, automaticamente as seções de 5 a 8 serão reconfiguradas para não terem nenhum sensor ultrassônico vinculado. Desta forma, se imediatamente após o usuário retornar à configuração anterior de 8 seções, nas seções de 5 a 8 irá aparecer Nenhum, sendo necessário reconfigurar os sensores que se desejam para controlar aquelas seções.
  • Uma seção que não tenha sido vinculada a um sensor ultrassônico, mesmo quando houver algum sensor configurado, será comandada pelos botões de seção do rodapé da tela de navegação, ou pelo corte automático de seções ao sobrepor um rastro ou sair de um limite.
  • A distância entre os sensores ultrassônicos e a antena GNSS não pode ser configurada individualmente para cada sensor, devendo os dois sensores estar alinhados em relação ao eixo longitudinal da máquina.

Configuração de Múltiplos Modelos de Bico no Implemento

O módulo de fruticultura suporta múltiplos modelos de bico em uma mesma seção. Existe uma tabela com os modelos disponíveis para uso, onde estão contidos modelos padrão de fábrica e alguns espaços para criação de bicos personalizados, de acordo com cada necessidade. Os modelos de bicos padrão também podem ser editados conforme necessário.

Para acessar esta tabela acesse a opção Configurações > Pulverização > Bicos.

Será então exibida a lista dos modelos de bicos atualmente configurada.

Após os modelos padrão, os espaços em branco para modelos personalizados.

Ao navegar pelos modelos de bicos, informações sobre suas características são exibidas na parte inferior da tela. É importante manter estes valores coerentes com os valores reais de pressão e vazão nominais do bico informados pelo fabricante, pois estes são usados para cálculos durante a execução de trabalho. Valores errados passam a referências erradas para os cálculos, resultando em informações erradas para o usuário.

Nessa lista não é possível fazer seleção de nenhum modelo, apenas edição dos modelos preexistentes e criação de modelos personalizados.

Ao editar um dos bicos pelo botão , são exibidas as características editáveis do mesmo.

Para selecionar um modelo para utilização, vá no menu Configurações > Pulverização > Trabalho e pressione o botão de confirmar .

No menu de Trabalho é possível editar as taxas de aplicação que se desejam usar, a quantidade de modelos de bico que serão usadas para o trabalho, e fazer a seleção dos modelos de bicos que serão usados.

No exemplo da figura abaixo, está configurado um modelo único de bico.

O bico ISO-005 Roxo vem configurado por padrão de fábrica.

Quando está configurado um único modelo de bico, este será usado para todos os bicos no implemento, e o modelo pode ser selecionado a partir de diferentes menus. O primeiro é na tela acima exibida. O segundo é no item Bico Modelo do menu Configurações > Pulverização > Implemento.

Ao clicar no botão de editar nesta opção, a lista de bicos com seleção é exibida, e o usuário pode selecionar um entre os modelos disponíveis (posições da lista que estão preenchidas como (VAZIO) não podem ser selecionadas).

Ao clicar na opção de edição de modelo de bico na tela de trabalho (3 figuras acima), a tela anterior será exibida para seleção do modelo.

Existe ainda um terceiro local no qual é possível selecionar e editar um modelo de bico – o menu de Resumo de Configuração. Acesse a sequência Navegação > Criar Talhão > Trabalho.

Quando configurado modelo único de bico, ao clicar no botão de editar sobre esta opção, a tela de configuração de Trabalho será aberta.

Onde além do modelo de bico podem ser alteradas as taxas de aplicação, caso necessário.

Se estiverem configurados múltiplos modelos de bicos, na opção Trabalho na tela de resumo de navegação aparecerá a informação Múltiplos Bicos. Nesta situação, não será possível nenhum tipo de edição do trabalho na tela de Resumo de Configuração.

Para exemplificar a configuração de múltiplos bicos serão usados 4 modelos (o máximo permitido são 9 modelos), configurados na tela de Trabalho.

Após a salvar a configuração pressionando o botão de confirmar , a tela de Trabalho será apresentada da seguinte forma.

Por padrão os novos modelos criados vêm inicialmente desconfigurados. O monitor Geonave não faz nenhuma sugestão de modelos, sendo responsabilidade do usuário realizar esta configuração.

Deve-se então configurar os demais bicos para que possam ser selecionados para o trabalho. Aqueles bicos que não forem atribuídos a um modelo válido não poderão ser usados no implemento.

Como exemplo os demais modelos são selecionados da seguinte maneira.

As configurações de múltiplos bicos nas seções serão exemplificadas a seguir para um caso de rua simples. O procedimento para múltiplas ruas é idêntico, bem como as funcionalidades.

Após a configuração dos modelos 1, 2, 3 e 4, vá até a tela de configurações de implemento em Configurações > Pulverização > Implemento. A tela será exibida da seguinte maneira.

Para múltiplos bicos não é feita sugestão de quantidade de bicos por seção pois, pelo fato de haver vários modelos diferentes, não é possível prever a quantidade de cada modelo que será usada em cada seção. O usuário deve inserir manualmente cada uma das quantidades. O texto Número de Bicos em vermelho serve para indicar que a quantidade total de bicos que já foram configurados no implemento é menor que o número de bicos que o implemento irá possuir (o monitor Geonave não permite extrapolar este número). Depois que todos os bicos já tiverem sido corretamente configurados para as seções, a opção Numero de Bicos será apresentada com texto na cor verde.

Ao selecionar uma das seções para edição pelo botão , a seguinte tela será exibida.

O número de itens desta lista será maior ou menor de acordo com a quantidade de modelos de bicos configurados.

Ao clicar sobre um dos modelos de bicos, será exibida a tela de Edição de Valor para digitar quantos bicos deste modelo aquela seção irá ter (no exemplo, a seção 1).

Como exemplo, são configurados 5 bicos do modelo ISO-005 Roxo.

O total de bicos por seção será resultado da soma da quantidade de bicos configurados em cada seção. Portanto, se voltar uma tela imediatamente após configurar o primeiro modelo, será visto que a seção 1 tem 5 bicos, e a linha Número de Bicos continua em vermelho.

Os demais modelos da seção 1 são preenchidos da seguinte maneira para completar o exemplo.

E para a seção 2 são colocados os seguintes valores.

Nota-se que um dos modelos de bico foi deixado como 0. Isto é possível, de forma que o monitor Geonave entende que não existe nenhum bico daquele modelo para aquela seção, permitindo uma grande flexibilidade para as mais diversas aplicações.

Após as corretas configurações, a linha Número de Bicos na tela de configurações do Implemento ficará verde, indicando que o total de bicos configurados é igual ao número total de bicos contidos no implemento.

Observação: Caso não tenham sido atribuídos modelos de bico da tabela para todos os modelos configurados, a tela de configuração da quantidade de modelos de bico por seção será exibida da seguinte forma.

Neste caso, não será possível editar um modelo cujo valor esteja configurado como (VAZIO).

Observação: Quando são configurados, por exemplo, 5 modelos de bicos, e todos eles são vinculados a um modelo existente, se após esta configuração o usuário configurar o número de modelos por exemplo para 2, os modelos numerados de 3 a 5 serão automaticamente reconfigurados como (VAZIO). E, se imediatamente após o usuário configurar novamente 5 modelos de bicos, os modelos numerados de 3 a 5 continuarão como (VAZIO), de modo que as configurações dos modelos deverão ser realizadas novamente.