A instalação da antena GNSS é um processo simples, porém os detalhes da instalação são de extrema importância para o correto funcionamento do sistema Geonave.
- A antena possui uma base magnética, que se fixa fortemente a superfícies metálicas ferromagnéticas.
- Se a superfície não for magnética, deve-se colar o acessório para superfícies não magnéticas utilizando a fita dupla face já aderida à chapa circular metálica. A superfície deve estar limpa e seca para uma boa aderência.
- O local de instalação da antena deve ser o mais plano possível, e alinhado com o chassi da máquina, evitando que a antena fique inclinada para qualquer direção.
- Devem-se evitar obstruções à visada do céu, como a saída do escapamento de tratores e coletor do filtro de ar, para não comprometer a recepção do sinal dos satélites.
- Evitar a instalação da antena GNSS próximo de antenas de rádio da máquina, o que pode causar interferências e consequente perda na qualidade do sinal.
- Evitar locais de instalação com muita vibração durante a operação.
- A antena
deve ser instalada preferencialmente no teto da máquina agrícola, centralizada em relação ao eixo longitudinal do veículo, e o mais à frente possível, conforme a figura abaixo. Recomenda-se utilizar uma trena para posicioná-la corretamente.
- Não cortar, torcer ou dobrar o cabo da antena GNSS, evitando degradação e perda do sinal dos satélites.