Os Alertas são avisos de violações de regras como desvio de rota, chegada ou saída em ponto de interesse ou entrada em área de riscos, dentre outras. Na tela de cadastro de Alertas consta o Id do alerta, nome do alerta, data de cadastro, status (se ativo ou não) e as ações para editar, vincular objetos rastreáveis ao alerta, vincular objetos rastreáveis via planilha do Excel, excluir alerta e visualizar o histórico de alterações.
Para cadastrar um novo Alerta, clique em Adicionar Alerta no canto superior direito. Inicialmente serão apresentadas opções de alertas pré-cadastrados, porém, podendo o usuário editar esses alertas ou ainda, se preferir, realizar o seu próprio cadastro.
Os alertas pré cadastrados são:
• Movimentação no Fim de Semana;
• Movimentação Fora do Horário Permitido;
• Velocidade;
• Entrada em Área de Risco;
• Saída de Área de Risco;
• Sem sinal;
Em cada caixa dos alertas pré-cadastrados ou na caixa para criar o alerta customizado contém um botão para adicionar que, ao ser acionado, habilita campos de configuração na parte inferior da tela, conforme imagem abaixo.
Os seguintes campos estão disponíveis para preenchimento e configuração dos alertas.
• Nome do alerta (Ex: Entrada em área de risco, Chegada no Cliente, Ignição ligada na madrugada);
• Dias da semana em que se aplica: Escolha os dias que o alerta ficará ativo ou escolha todos para todos os dias caso o alerta tenha que ficar ativo a todo momento;
• Horário que se aplica: Escolha os horários que o alerta ficará ativo ou escolha qualquer horário pra ficar 24hs;
• Data de validade: Data de validade do alerta;
• Incluir todos os veículos: Quando esta propriedade estiver setada o alerta irá levar em consideração todos os veículos da frota, inclusive veículos que passarem a fazer parte da frota futuramente;
• Condições (Ex: Entrada em Ponto de risco e velocidade menor que 20 km/h);
• Adicionar Condições: ao ser acionado habilita novo campo ‘Condições’ para que usuário possa incluir outra condição
• Ações: Qual ação o sistema deve tomar ao verificar que houve a violação do alerta (Ex: Pop-up na tela do operador, enviar e-mail, bloqueio ou desbloqueio);
Caso seja adicionado mais de uma condição de análise é necessário informar se o alerta irá ser violado quando todas as condições forem atendidas, ou quando apenas uma condição for atendida.
Exemplo:
Condição 1: Dentro de área de risco
Condição 2: Desbloqueio ativo
Se selecionado “Aplicar somente se todas as condições forem verdadeiras” o alerta só será violado se o ativo estiver dentro de uma área de risco e com desbloqueio ativo.
Entretanto se selecionado “Aplicar se pelo menos uma condição for verdadeira” o alerta irá violar sempre que o ativo estiver dentro de uma área de risco ou se o veículo estiver desbloqueado.
Após o cadastro do alerta é necessário informar a qual grupo de veículos ele será aplicado, ou seja, informar ao sistema para quais ativos deve ser analisada a regra. Para isto volte em “Cadastros->Alertas”, encontre o alerta na grid e na coluna ações clique sobre o ícone do veículo, onde será aberta uma tela como a imagem abaixo.
Na tabela a esquerda serão exibidos os veículos que não estão vinculados ao alerta, já na tabela a direita serão exibidos os veículos que estão vinculados ao alerta. Caso queria vincular novo ativo ao alerta selecione o mesmo na lista a esquerda e clique no botão “+ Adicionar”. Caso queira remover um veículo do alerta encontre-o na tabela da direita, selecione o veículo e clique sobre o botão “Remover”.
O alerta passa a ser efetivo, ou seja, o sistema passa analisar a regra mapeada, trinta segundos após todos os cadastros.